sábado, 14 de março de 2009

Guerreiros de Lembongan

Indonésia

Putu explora o canudo em Shipwreck


Robo esbanja técnica no tubo em Lacerations, Indonésia



Samia Carolina e a nova geração da ilha de Lembongan

Por Samia Carolina


A nova geração de surfistas da Ilha Lembongan, Indonésia, destrói as ondas com objetivo de construir um futuro melhor. O grande sonho dessa garotada é ser destaque no surf e, com patrocínios, poder ajudar a família.

Com a mesma coragem, essa galera encara os perigosos tubos dos rasos corais de Lacerations e a realidade do dia-a-dia.

Sempre com o sorriso no rosto, depois do período escolar, a tarde tem que ser administrada entre o surf e a responsabilidade do trabalho. Desde cedo, a maioria das crianças de Lembongan precisa ajudar os pais na plantação de algas marinhas.

O surf time de Lembongan conta com cerca de 10 surfistas de 11 a 16 anos de idade. O alto nível do surf dessa garotada é resultado de treino constante.

Todos os dias, sejam as condições para surf perfeitas ou péssimas, eles marcam presença no mar. Como se fossem todos irmãos, eles surfam sempre juntos para bons momentos de descontração. Incentivo e vibração com as manobras radicais e muitas gargalhadas com as vacas!

Grande exemplo do sonho que se tornou real é Iwayan Susiana, o Robo, de 19 anos. Hoje, com o patrocínio das empresas australianas Rhythm Surf Wear, Fox Wetsuit e DHD Surfboards, o surfista ajuda os pais que, já com idade avançada, não podem mais trabalhar

Há 5 anos Robo tem marcado presença no pódio dos campeonatos de surf da Indonésia. Atualmente o atleta está construindo a própria casa em Lembongan e sonha em mudar-se para Austrália.

Robo lembra como foi difícil iniciar no esporte. "Tinha 9 anos quando consegui uma prancha emprestada, mas todos meus amigos também queriam surfar. Depois da escola, mesmo sem comer, corria à praia para pegar a prancha antes que os outros chegassem. Um dia, quando cheguei, a prancha já estava sendo usada. Na areia, esperava por quase três horas, e com fome, comecei a chorar. Foi quando um turista, entendendo a situação, me deu uma prancha de presente. Nem acreditei e continuei a chorar, mas de alegria!!!"

A maior parte dos surfistas adultos de Lembongan teve que deixar o esporte por causa do trabalho. As principais atividades econômicas de Lenbongan são a plantação de algas marinhas e o turismo.

Para os trabalhadores das pousadas e restaurantes, o salário varia de R$ 60 a 160 por mês, para a jornada de 12 a 16 horas por dia. O trabalho pesado com algas marinhas é de sol a sol, e para toda família, das crianças até os idosos.

As algas são vendidas por cerca de 30 a 60 centavos o quilo. Muitas famílias sobrevivem com apenas 80 reais por mês, o suficiente apenas para comprar arroz. Aliás, arroz é a comida preferida dos indonésios, para todas as refeições!

A Ilha Lembongan tem menos de 10 quilômetros quadrados, com cerca de 3 mil habitantes e ondas de alto nível para o surf em três reef breaks: Lacerations, Playgrounds e Shipwreck.

De Bali para Lembongan são apenas 50 minutos de barco, partindo de Sanur. O clima em Lembongan se divide em estação seca e chuvosa. As melhores ondas rolam de maio a agosto, podendo entrar bons swells até outubro. Nessa época a Ilha fica cheia de turistas e o mar crowd, mas surfável. Vale a pena conferir!!!

.

Surf x Religião

Capa da última edição da revista Surfing, que destaca o esporte como religiosidade.



Adriano de Souza exibe seu certificado de batismo na
Primeira Igreja Evangélica Brasileira do Hawaii.


Mineirinho durante cerimônia de batizado no Hawaii.



Por: Luiz Cláudio Duda

No site mais surf do Brasil, não pretendo me tornar o colunista que não fala de surf. Mas além do surf, existem outras coisas mais importantes às vezes.

Desta vez baterei na tecla "surf x religião". Da última vez que escrevi algo sobre religião em um texto, foi como se tirasse um peso de minha consciência.

Muito se tenta vender a imagem de bad boy, malucão, doidão e tal, mas cada vez mais vemos atletas provando que essa fase de auto-destruição já acabou e que para ser um surfista profissional, tem que ser um "atleta profissional".

O surf é mais que um esporte, é um estilo de vida, mas de acordo com a capa da revista Surfing, da qual sou assinante e gosto muito, o surf é uma religião. Será esse o novo modo que estão encontrando de vender o surf?

Colocando atletas de renome sem nenhuma base bíblica para fazer uma comparação destas? Será esse o novo parâmetro de julgamento? Fico de cara quando se escreve qualquer menção a Jesus em algum texto. Existem pessoas que se sentem agredidas.

A imagem que se tem e se tenta vender é de um cristão de terno, bíblia em baixo do braço, que não faz isso, não faz aquilo. Essa imagem já vem sendo colocada por terra há um bom tempo. Hoje temos pastores do nível de Dadá Figueiredo e Jojó de Olivença.

Os Surfistas de Cristo ajudam e muito em varias áreas no surf e temos também a igreja Bola de Neve aí no Brasil, que trabalha diretamente com a surfistada, mostrando que o surf deve ser algo saudável, não auto-destrutivo, ao tirar a criançada das drogas e das ruas, colocando no seu coração não só o desejo de pegar um tubão, mas o de ajudar e amar o próximo que é uma ordenança bíblica.

Na capa da edição da revista norte-americana Surfing, a chamada é "God = Nature", ou "Deus igual a natureza". A natureza não se fez sozinha, dúvida? Então pesquise, leia e se interesse por esse assunto que você ficará como eu, com verdadeiro nojo dessa lavagem cerebral que tentam nos fazer.

Quanto mais minhocas na cabeça da juventude melhor, quanto menos amor pelo próximo melhor, o que se vê hoje é uma idolatria a si mesmo. Não que ser saudável seja ruim, pois todos os grandes surfistas são adeptos da malhação.

Mas tirar o foco, esse sim é o objetivo do nosso inimigo milenar, quanto mais névoa ele joga, mais se rema nesse mar adentro, e quando vem a série, a névoa não te dá tempo para se posicionar. Essa série na cabeça eu já vi vários tomando.

Uma das coisas que mais percebo é que quando se chega no fundo do poço, “Ele” te deixa em paz. Exatamente para que você não se lembre do que aquele teu amigo quadrado te falou, de um tal Jesus e suas histórias loucas.

Tentam dos meios mais ridículos descaracterizar a pessoa de Jesus, e quanto mais tentam, mais ficamos de cara com a beleza que é ter uma vida digna em um planeta corrompido pelo ego, ganância e consumismo. Ter conforto, um quiver de responsa, um carro e uma casa maneira é muito bom, praticamente indispensável (principalmente o quiver).
Mas na loucura de ter tudo isso não olhamos pro lado e não vemos o camarada na roubada. A imagem que se passa é aquela que escrevi acima, pessoalmente eu prefiro ir quadrado para o céu do que rolando para o inferno.

Nosso garoto prodígio Adriano de Souza, “o Mineiro”, é cristão, batizado aqui nas águas havaianas. Veja seu exemplo como pessoa, um cara concentrado, focado, um profissional competente e educado. Nosso campeão brasileiro de surf profissional Renato Galvão é outro cristão assumido, com as mesmas características profissionais de Adriano.

O Brasil é hoje o maior celeiro de missionários do mundo, um país que Deus já está abençoando. Basta ver as descobertas de petróleo em nossa costa, já são dois poços, cada um com capacidade de 15 milhões de barris.

Os Estados Unidos coincidentemente depois de começarem a perseguição à palavra de Deus nas escolas, tirando os ensinamentos da bíblia da sala de aula, caíram em um clima de bagunça. Veja a economia, as crianças e o povo em geral. Estudantes com rifles matando os colegas e ainda um consumo frenético e desenfreado.

Já estão até tentando tirar o "In God We Trust" (Nós confiamos em em Deus) da célula do dólar, enfim, estão mexendo na fundação americana e a casa vai cair, afinal você até muda a casa de lugar, mas se tirar a fundação, a casa cai. Todos os códigos de ética, todas as constituições do planeta tem bases bíblicas.

Não se iludam! Ajudar os outros a terem um coração bom, não é nada mais do que sua obrigação. Sei que o fórum vai pegar fogo, não estou tentando “vender” minha religião, nem converter ninguém, mas é muito difícil para um cristão como eu, ser cristão.

Não temos a obrigação de sermos perfeitos em tudo o que fazemos. Somos diferentes? Sim. Aprendemos alguns valores que o mundo de hoje tem como ultrapassados. Membros, pastores e igrejas erram? Erram sim, mas o nosso foco é a palavra e não se apegar ao que os homens fazem.

Se todos nós surfistas, cristãos ou não, aprendermos um pouco mais e analisar-mos o que o “sistema” pretende com essa névoa anti-cristãos, tentando passar a imagem de que estamos tentando ou querendo comprar sua alma, aquela velha história de que ser crente é isso ou aquilo, tenho certeza que o outside ficará muito mais calmo.

Afinal, o que o mundo precisa agora é de respeito mútuo, amor ao próximo e umas direitas buraco de 6 a 8 pés.

Abraço a todos e fiquem com Deus!


.

quinta-feira, 12 de março de 2009




2009 ASP World Championship Tour Dates And Predictions:


1ºevent: Quiksilver Pro - Local: Gold Coast, Qld, Australia
Date: February 28 to March 11 ------------------------------------------------------------------------------
2ºevent: Rip Curl Pro - Local: Bells Beach, Victoria, Australia
Date: April 7 to 19 ------------------------------------------------------------------------------
3ºevent: Billabong Pro Teahupoo - Local: Taiarapu, Tahiti
Date: May 9 to 20 ------------------------------------------------------------------------------
4ºevent: Hang Loose Santa Catarina Pro-Local:Imbituba, Brazil
Date: June 27 to July 5 ------------------------------------------------------------------------------
5ºevent: Billabong Pro J-Bay - Local: Jeffreys Bay, South Africa
Date: July 9 to 19 ------------------------------------------------------------------------------
6ºevent: Hurley Pro - Local: Trestles, California, USA
Date: September 11 to 20 ------------------------------------------------------------------------------
7ºevent: Quiksilver Pro France - Local: South West, France
Date: September 23 to October 4 ------------------------------------------------------------------------------
8ºevent: Billabong Pro - Local: Mundaka, Euskadi, Spain
Date: October 5 to 17 ------------------------------------------------------------------------------
9ºevent: Rip Curl The Search - Local: SomeWhere
Date: October 19 to 28 ------------------------------------------------------------------------------
10ºevent: Billabong Pipeline Masters - Local: Oahu, Hawaii
Date: December 8 to 20

------------------------------------------------------------------------------

.

Chaplaincy at World Championship Tour Events



A Prayer Request from Brett Davis

International Director of Christian Surfers International


Following on with some months of negotiations, the Association of Surfing Professionals has agreed to approve a chaplain to the World Championship Tour and beyond, beginning with a trial run at Quiksilver Pro in Qld and Bells beach event in Vic 08. We have had a great amount of favor for this to happen.


Whilst Christian Surfers International has brokered this arrangement based on CSI’s long history in surf ministry, CS believes they can’t tackle this alone.


CSI has a worldwide network of men who all have some history as surfing pastors with connections with CS.


CSI & their partners are now committed to a process of recruiting for an international coordinator for this role, who would be the ASP chaplain. For these initial two events we are pursuing a trial chaplain to give us some more time- this may be Steve Bligh- or another suitably qualified surfing pastor. This is a temporary role for 4 weeks, on top of their existing local mission responsibilities.


The ministry description & strategic plans are works in progress.


We seek your advice and support in this. There is only one opportunity to make a first time good impression so getting the right person, God’s person, is VITAL. In time this will be a team of people.


God bless you for your prayerful consideration of this.

Surfing Shark Attack with Great White Sharks



The older surfers get, the more stories they seem to have - stories about epic Indonesia, how good your local break was twenty years ago, month-long surf trips, near-death experiences, and sharks bigger than boats. Nahoon Reef in South Africa is renowned for its fatal shark attacks over they years.

Shannon Ainslie’s got a story that’s a little different to the rest - it might keep you out of the surf for a few days ... and he’s only 17! Here’show Shannon tells it...

‘It was really hot and we’d all been cooped up in school and were aching for a surf. I rushed down to the Reef. It was super clean, 3’-5’ and the water was clear. I was thanking God for his creation and prayed for safety. I suddenly felt my board lifting up out of the water. It happened really slowly; it wasn’t a very hard hit or anything. I was just lifted up about a metre into the air and wasn’t too sure what was going on.

‘I slipped off my board and fell quite deep in water. I realised that it must have been a shark. When I surfaced I sat on my board and shouted to my buddies around me that they should go in because there was a shark in the water. They were all just staring at me like they couldn’t believe I was still alive ... a lot of them were screaming and scratching for shore.

‘I was then I noticed the deep cuts on my hand and started to worry a bit. I still remember the exact prayer I prayed then because I repeated it about three times. I asked God to please not let he shark come back and hit me a second time, and I asked him to protect my friends.’

While all this was happening someone was filming from the beach. Analysts saw something incredible; it wasn’t one shark that took Shannon, but two! In the footage you can clearly see two four-metre Great Whites converge on Shannon. One of them is about to close its jaws over Shannon’s head and shoulders; the other lifts Shannon slowly out of the water. While he was under water he unwittingly pushed the board towards the shark, which ended up getting a mouth full of fibre glass.

‘I know that God has a big plan for my life,’ says Shannon. ‘That’s why he allowed everything to happen. Since the attack I’ve grown so much closer to Jesus. I has a wonderful testimony to tell people who doubt his protection. However, at the same I know that even if I had gotten hurt really bad, I would still be worshipping God because I have put my life in his hands and I will trust him.’

‘This verse from Romans 8:28 means heaps to me’

‘We know that God is always at work for the good of everyone who loves Him. They are the ones God has chosen for His purpose’.

source : http://www.godspeak.org.au


.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Who was the first Surfer in the World ?



Jesus Walks on the Water - (John 6:16-21)
16-When evening came, his disciples went down to the lake, 17-where they got into a boat and set off across the lake for Capernaum. By now it was dark, and Jesus had not yet joined them. 18-A strong wind was blowing and the waters grew rough. 19-When they had rowed three or three and a half miles,[a] they saw Jesus approaching the boat, walking on the water; and they were terrified. 20-But he said to them, "It is I; don't be afraid." 21-Then they were willing to take him into the boat, and immediately the boat reached the shore where they were heading.

Footnotes: 1. John 6:19 Greek rowed twenty-five or thirty stadia (about 5 or 6 kilometers)




Jésus marche sur les eaux - (Jean 6:16-21)
16-A la tombée de la nuit, ses disciples redescendirent au bord du lac. 17-Ils montèrent dans un bateau et se dirigèrent vers *Capernaüm, sur l'autre rive. Il faisait déjà nuit et Jésus ne les avait pas encore rejoints. 18-Un vent violent se mit à souffler, et le lac était très agité. 19-Les *disciples avaient déjà parcouru cinq ou six kilomètres, quand ils virent Jésus marcher sur l'eau et s'approcher de leur bateau. L'épouvante les saisit. 20-Mais Jésus leur dit: C'est moi, n'ayez pas peur! 21-Ils voulurent alors le faire monter dans le bateau, mais, au même moment, ils touchèrent terre à l'endroit où ils voulaient aller.




Jesús camina sobre el agua - (Juan 6:16-21)
16-Cuando ya anochecía, sus discípulos bajaron al lago17-y subieron a una barca, y comenzaron a cruzar el lago en dirección a Capernaúm. Para entonces ya había oscurecido, y Jesús todavía no se les había unido.18-Por causa del fuerte viento que soplaba, el lago estaba picado.19-Habrían remado unos cinco o seis kilómetros[a] cuando vieron que Jesús se acercaba a la barca, caminando sobre el agua, y se asustaron.20-Pero él les dijo: «No tengan miedo, que soy yo.»21-Así que se dispusieron a recibirlo a bordo, y en seguida la barca llegó a la orilla adonde se dirigían.

Footnotes: * [a] Juan 6:19 cinco o seis kilómetros. Lit. veinticinco o treinta *estadios.



Jesus anda por sobre o mar - (João 6:16-21)
16-Ao cair da tarde, desceram os seus discípulos ao mar; 17-e, entrando num barco, atravessavam o mar em direção a Cafarnaum; enquanto isso, escurecera e Jesus ainda não tinha vindo ter com eles; 18-ademais, o mar se empolava, porque soprava forte vento. 19-Tendo, pois, remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e ficaram atemorizados. 20-Mas ele lhes disse: Sou eu; não temais. 21-Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou ã terra para onde iam.