terça-feira, 16 de novembro de 2010
Andy Irons Paddle-out Tribute at the Huntington Beach Pier, November 14, 2010
For those of you who were not able to attend, here's a quick clip of today's paddle-out in honor of Andy Irons on the south side of the Huntington Beach Pier
.
Cinzas de Andy Irons lançadas ao mar
O irmão mais novo Bruce Irons comandou cerca de 1.000 amigos que remaram para o outside durante a homenagem, enquanto uma canoa levou a esposa Lyndie Irons e a família de Andy.
Irons é o havaiano que mais vezes conquistou o título mundial - três vezes consecutivas de 2002 a 2004. Desde a data de sua morte (2/11), homenagens acontecem nos quatro cantos do mundo.
No Hawaii, Andy Irons era considerado uma lenda do surf. Tetracampeão da Tríplice Coroa Havaiana (título que reúne as três últimas etapas do circuito mundial), o filho de Kauai travou duelos inesquecíveis com Kelly Slater nas etapas do Pipe Masters, uma das mais tradicionais do Tour.
Em Kauai, Andy mantinha residência fixa com sua esposa Lyndie, e que está grávida de oito meses, e promovia anualmente junto com o irmão caçula, Bruce, o Irons Brothers Pine Trees Classic, uma das competições mais importantes da ilha para a revelação de novos talentos do surf local.
Vídeo Prickett Films
Familiares, amigos e fãs reuniram-se na praia de Hanalei, no Havai, para homenagear Andy Irons, falecido no início do mês
Milhares de pessoas juntaram-se à família de Andy Irons numa homenagem ao tricampeão mundial de surf falecido a 2 deste mês, quando viajava de Porto Rico para o Havai, onde nasceu.
Na praia da Hanalei, na ilha de Kauai, as cinzas de Irons foram lançadas ao mar pelos familiares e amigos do havaino. Ao mesmo tempo flores eram atiradas de um helicóptero.
Cerimónias idênticas foram realizadas em praias na Europa, na Austrália, em vários locais do continente dos Estados Unidos e no Brasil.
A mulher de Irons, Lyndie, que está grávida de oito meses, esteve presente na homenagem, juntamente com o irmão mais novo do surfista, Bruce, os pais e amigos íntimos.
Irons, que esteve em Portugal em Outubro para participar na etapa nacional do Mundial de surf disputada em Peniche, faleceu aos 32 anos.
.
sábado, 6 de novembro de 2010
Andy Irons 3 X World Surfing Champion died
O tricampeão mundial Andy Irons, 32, faleceu nesta terça-feira (2/11) quando voltava ao Hawaii depois de nem disputar sua bateria do Rip Curl Pro Search em Porto Rico.
Andy havia sido diagnosticado com Dengue durante sua curta estadia em Porto Rico. Fraco demais, Andy não apareceu para as suas baterias do primeiro e segundo round da nona etapa do mundial de surf que acontece na ilha caribenha.
De acordo com o diretor da Associação dos surfistas profissionais Renato Hickel, Andy foi tratado por um médico particular que ministrou soro com o objetivo de reidratar o surfista. Irons decidiu voltar para o Havai com para se tratar com seu médico particular, mas antes fez escalas em Miami e Dallas.
Informações apontam que em Miami Andy foi outra vez atendido por um médico que ministrou soro no surfista. Durante o voo de Miami para Dallas Irons vomitou muito e foi impedido de embarcar para o Havaí.
O surfista se hospedou no Hotel Grand Hyatt, Dallas/Forth Worth às 6h59 do dia 1º de novembro.
No dia seguinte, após não atender ligações do serviço despertador, Andy foi encontrado morto em seu quarto de hotel. Ao contrário de informações anteriores, não foi encontrada em seu quarto o opiáceo sintético Metadona, e sim, um anti-depressivo (Aprazolam) e um remédio para insônia (Zolpidem).
Em uma autópsia preliminar os médicos não conseguiram identificar a causa da morte do surfista. Um teste toxicológico será feito e poderá demorar até três meses para ter seu resultado divulgado.
Andy Irons aka A.I.
A causa da morte do surfista havaiano ainda não foi oficialmente anunciada, mas de acordo com fontes próximas ao surfista, pode ter sido em decorrência de uma dengue hemorrágica contraída em Portugal e ele foi encontrado morto num hotel de Dallas, Texas (EUA).
O atleta passou mal desde sua chegada a Porto Rico e sequer saiu do hotel.
Depois de não disputar a primeira fase sem dar satisfação à diretoria da ASP, o havaiano explicou o motivo pelo qual não conseguiu ir à praia.
Andy contraiu uma virose em Portugal e seu organismo foi afetado quando chegou a Porto Rico.
O tricampeão mundial teve de abandonar também a repescagem e mal consegue sair do hotel onde está hospedado. Segundo o tour manager da ASP, Renato Hickel, outros surfistas foram atingidos pela virose na etapa lusitana do World Tour.
"O Travis Logie falou que está debilitado há 12 dias e nem conseguiu surfar direito hoje (domingo), na repescagem. Outro foi Owen Wright, que passou mal nos primeiros dias", comenta Hickel.
O clima está bastante tenso em Porto Rico, onde acontece a penúltima etapa do circuito mundial, devido à morte de Andy Irons. Além de família, amigos e uma legião de fãs, o atleta deixa uma esposa grávida de 8 meses.
Família em choque
A história da morte de Andy Irons se torna mais dramática quando olhamos para a sua família. A esposa de Irons, Lyndie está grávida de oito meses e deverá dar a luz a um garoto que se chamará Axel Jason Irons.
O irmão de Andy, Bruce Irons também competiu profissionalmente durante muitos anos e é considerado uma pessoa muito importante no mundo do surfe. Lenda do mundo do surf.
Lenda do surfe
Andy Irons foi o surfista mais dominante durante os anos 2000 conquistando o título mundial em 2002, 2003 e 2004. Além dos títulos mundiais, Andy carregava 19 vitórias no circuito e a marca de ser o único surfista a vencer em todos os lugares por onde a turnê mundial passou.
Além das estatísticas, Andy ficou conhecido por ser o maior adversário de Kelly Slater. Os dois surfistas travaram duelos históricos.
Depois de ficar afastado durante todo o ano de 2009, Andy retornou ao surfe competitivo e gradualmente foi outra vez conquistando espaço.
Recentemente Andy venceu a etapa do Tahiti do mundial de surfe, após mais uma vez superar Kelly Slater nas semifinais.
A Billabong, patrocinadora de Irons, divulgou um boletim para informar a morte do atleta, agradeceu o apoio dos amigos e fãs e fez um pedido pela preservação da privacidade da família. "A família pede para não ser procurada neste momento de perda profunda", diz o texto.
Irons começou sua trajetória campeã na elite do ASP World Tour em 1998 e conseguiu a expressiva marca de 20 títulos na carreira, incluindo quatro conquistas da Tríplice Coroa Havaiana e um título do mundial Júnior.
O veléorio e enterro do surfista será realizado no as 11 horas da manhã dia 14 de novembro (domingo) em Pine Trees no Kauai, Havaí. A cerimônia inclui uma remada ao outside para homenagear seu legado.
Uma segunda homenagem para celebrar sua vida será realizada na abertura do Pipe Masters deste ano. Andy Irons irá deixar saudades à todos e principalmente à sua esposa Lyndie, seu irmão Bruce, seus pais Phil e Danielle e seu filho Axel, que em breve vem ao mundo.
.