sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Billabong Brasileiro Surf Masters


Joca Junior - Foto: Fabriciano Júnior

Nos dias 26,27 e 28 de Novembro foi realizado na
Bahia a primeira etapa da Seletiva Master, que definirá a equipe que disputará o mundial em 2011.


Staff - Foto: Fabriciano Júnior


Billabong Brasileiro Surf Masters, foi realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), 101 surfistas com idades acima dos 35 anos, iniciaram as disputas do Billabong Brasileiro Surf Masters.Com ondas boas, com cerca de um metro e meio, e sol forte, as disputas foram intensas em Stella Maris, para se chegar vivo nas semifinais das cinco categorias. As disputas eletrizantes foram os principais ingredientes do dia decisivo do Billabong Brasileiro Surf Masters encerrado no domingo dia 28 de Novembro na praia de Stella Maris, Salvador (BA).



Jojó de Olivença - Foto: Fabriciano Júnior


Esta é uma das três provas seletivas para os atletas que pretendem participar, com as despesas pagas, do mundial da Internacional Surfing Association (ISA), programado para o segundo semestre de 2011, no Chile ou em El Salvador.



Foto: Fabriciano Júnior

Jojó de Olivença, Armando Daltro, Victor Ribas, Christiano Spirro e Joca Júnior estão entre os oito semifinalistas da categoria master.




Foto: Fabriciano Júnior

Um grande público lotou as areias para rever atletas que levantaram a bandeira do Brasil durante vários anos no cenário mundial do famoso e extinto WCT.


Deus nos deu graça e conseguimos junto a Confederação Brasileira de Surf (CBS) fazer uma parceria para atingirmos os surfistas com a nova versão da Bíblia do Surfista, que agora vem com Provérbios e Salmos.



Doamos bíblias para os finalistas e par a comissão técnica, como não poderia deixar de ser, houve uma bela aceitação deste maravilhoso veiculo de evangelismo no meio do surf.



Vamos estar orando para que Deus aproveite este instrumento para abençoar vidas de todos aqueles que receberam a bíblia.


No dia 27 realizamos um grande encontro com Jojó de Olivença.




Rolou uma sonzeira e muita comunhão


Bate-papo agradável com a galera.


Foto: Fabriciano Júnior

O carioca Victor Ribas e os baianos Armando Daltro, Christiano Spirro e Jojó de Olivença formaram uma disputa de ex-integrantes da elite mundial e levaram o público ao delírio a cada onda surfada.



Christiano Spirro abriu bem a bateria, mas não conseguiu achar nenhuma onda boa da série e acabou na terceira colocação, seguido do seu conterrâneo Jojó de Olivença, que na final se posicionou fora do pico e não entrou em sintonia com as valas de Stella.

“As expectativas para a decisão são as melhores possíveis, porque treino aqui todos os finais de semana. O nível tá muito bom, os caras estão arrebentando, mas estou focado e vou ver até se troco de equipamento para melhorar minha performance amanhã”, avisa Spirro.




Tita Tavares



Foto: Fabriciano Júnior

Se nesta competição o clima é de confraternização e a responsabilidade diminui para muitos, para Vitor Ribas a pressão é maior. Aos 39 anos, ele é o único entre os semifinalistas que faz parte da elite do surfe profissional brasileiro, o Brasil Surf Pro.



“Aqui o nome e a história é o que menos pesa. O que vale é a qualidade de vida que o atleta tem, para ter um bom preparo físico. O fato de eu ainda estar na ativa pesa mais sobre mim, porque sou o único que fica com a obrigação de ganhar”, comenta Ribas.



A bateria mais aguardada, foi a segunda da categoria grand kahuna. Na disputa estava simplesmente um dos pioneiros em várias segmentos do surfe brasileiro, Ricardo Bocão, 56 anos, e o legendário baiano Carlos Moraes, 57. Com bom preparo físico de garotos, eles têm em comum a qualidade de vida e o amor pelo surfe. Bocão fez a melhor média da categoria e passou em primeiro na bateria, seguido pelo baiano Jorge Bitencout, o Jorge Pisca. Carlão não conseguiu se classificar.



Ricardo Bocão, que é sócio do canal de esportes Woohoo, foi um dos primeiros brasileiros a surfar no Hawaii e a acompanhar o circuito mundial. Simpático e bastante atencioso, o carioca, que participa de campeonatos masters na Prainha, no Rio de Janeiro, acha que esse tipo de evento deve ser incentivado.

“Tem muitos surfistas bons com idade acima dos 50 no Brasil. Além de alguns que estão aqui, tem o Cauli Rodrigues, o Daniel Freedman, o Picuruta Salazar, entre outros. Tem cerca de 20, 25 pessoas, que têm capacidade de brigar por títulos. Espero que ao serem noticiados de eventos como esse, eles se entusiasmem e comecem a participar também”, explica Bocão.



Na categoria Grand Master, o paulista Ricardo Toledo mostrou que continua com o backside afiado e derrotou o catarinense Júnior Maciel (2º), Ricardo Tatuí (3º) e Sérgio Noronha, quarto colocado.



Na categoria Kahuna, o catarinense David Husadel foi o melhor nas ondas de Stella Maris e faturou a medalha de ouro, enquanto na Grand Kahuna o carioca Ricardo Bocão arrancou gritos da galera ao subir ao topo do pódio na etapa baiana.


Billabong Brasileiro Surf Masters é uma realização da Litoral Esportes, Camarote Eventos e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Tem patrocínios da Billabong; do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes; do Governo da Bahia, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); e da Prefeitura Municipal de Salvador. O apoio é da Ballantines, Grand Hotel Stella Maris e Correio da Bahia. A supervisão técnica fica a cargo da CBS e da Federação Baiana de Surf (FBSurf).


Resultados do Billabong Brasileiro de Surf Masters 2010, categoria:



Master (acima dos 35 anos)
1) Victor Ribas (RJ)
2) Armando Daltro (BA)
3) Christiano Spirro (BA)
4) Jojó de Olivença (BA)


Grand Master (acima dos 40)
1) Ricardo Toledo (SP)
2) Júnior Maciel (SC)
3) Ricardo Tatuí (RJ)
4) Sérgio Noronha (RJ)


Kahuna (acima dos 45)
1) David Husadel (SC)
2) Cardoso Júnior (CE)
3) Roberto Cavallero (RJ)
4) Sérgio Penna (RJ)


Master Feminino (acima dos 35)
1) Tita Tavares (CE)
2) Karla Circenis (BA)


Grand Kahuna (acima dos 50)
1) Ricardo Bocão (RJ)
2) Jorge “Pisca” Bitencout (BA)
3) Roberto Andrade (SP)
4) Maurício Abubakir (BA)



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário