sábado, 14 de março de 2009

Surf x Religião

Capa da última edição da revista Surfing, que destaca o esporte como religiosidade.



Adriano de Souza exibe seu certificado de batismo na
Primeira Igreja Evangélica Brasileira do Hawaii.


Mineirinho durante cerimônia de batizado no Hawaii.



Por: Luiz Cláudio Duda

No site mais surf do Brasil, não pretendo me tornar o colunista que não fala de surf. Mas além do surf, existem outras coisas mais importantes às vezes.

Desta vez baterei na tecla "surf x religião". Da última vez que escrevi algo sobre religião em um texto, foi como se tirasse um peso de minha consciência.

Muito se tenta vender a imagem de bad boy, malucão, doidão e tal, mas cada vez mais vemos atletas provando que essa fase de auto-destruição já acabou e que para ser um surfista profissional, tem que ser um "atleta profissional".

O surf é mais que um esporte, é um estilo de vida, mas de acordo com a capa da revista Surfing, da qual sou assinante e gosto muito, o surf é uma religião. Será esse o novo modo que estão encontrando de vender o surf?

Colocando atletas de renome sem nenhuma base bíblica para fazer uma comparação destas? Será esse o novo parâmetro de julgamento? Fico de cara quando se escreve qualquer menção a Jesus em algum texto. Existem pessoas que se sentem agredidas.

A imagem que se tem e se tenta vender é de um cristão de terno, bíblia em baixo do braço, que não faz isso, não faz aquilo. Essa imagem já vem sendo colocada por terra há um bom tempo. Hoje temos pastores do nível de Dadá Figueiredo e Jojó de Olivença.

Os Surfistas de Cristo ajudam e muito em varias áreas no surf e temos também a igreja Bola de Neve aí no Brasil, que trabalha diretamente com a surfistada, mostrando que o surf deve ser algo saudável, não auto-destrutivo, ao tirar a criançada das drogas e das ruas, colocando no seu coração não só o desejo de pegar um tubão, mas o de ajudar e amar o próximo que é uma ordenança bíblica.

Na capa da edição da revista norte-americana Surfing, a chamada é "God = Nature", ou "Deus igual a natureza". A natureza não se fez sozinha, dúvida? Então pesquise, leia e se interesse por esse assunto que você ficará como eu, com verdadeiro nojo dessa lavagem cerebral que tentam nos fazer.

Quanto mais minhocas na cabeça da juventude melhor, quanto menos amor pelo próximo melhor, o que se vê hoje é uma idolatria a si mesmo. Não que ser saudável seja ruim, pois todos os grandes surfistas são adeptos da malhação.

Mas tirar o foco, esse sim é o objetivo do nosso inimigo milenar, quanto mais névoa ele joga, mais se rema nesse mar adentro, e quando vem a série, a névoa não te dá tempo para se posicionar. Essa série na cabeça eu já vi vários tomando.

Uma das coisas que mais percebo é que quando se chega no fundo do poço, “Ele” te deixa em paz. Exatamente para que você não se lembre do que aquele teu amigo quadrado te falou, de um tal Jesus e suas histórias loucas.

Tentam dos meios mais ridículos descaracterizar a pessoa de Jesus, e quanto mais tentam, mais ficamos de cara com a beleza que é ter uma vida digna em um planeta corrompido pelo ego, ganância e consumismo. Ter conforto, um quiver de responsa, um carro e uma casa maneira é muito bom, praticamente indispensável (principalmente o quiver).
Mas na loucura de ter tudo isso não olhamos pro lado e não vemos o camarada na roubada. A imagem que se passa é aquela que escrevi acima, pessoalmente eu prefiro ir quadrado para o céu do que rolando para o inferno.

Nosso garoto prodígio Adriano de Souza, “o Mineiro”, é cristão, batizado aqui nas águas havaianas. Veja seu exemplo como pessoa, um cara concentrado, focado, um profissional competente e educado. Nosso campeão brasileiro de surf profissional Renato Galvão é outro cristão assumido, com as mesmas características profissionais de Adriano.

O Brasil é hoje o maior celeiro de missionários do mundo, um país que Deus já está abençoando. Basta ver as descobertas de petróleo em nossa costa, já são dois poços, cada um com capacidade de 15 milhões de barris.

Os Estados Unidos coincidentemente depois de começarem a perseguição à palavra de Deus nas escolas, tirando os ensinamentos da bíblia da sala de aula, caíram em um clima de bagunça. Veja a economia, as crianças e o povo em geral. Estudantes com rifles matando os colegas e ainda um consumo frenético e desenfreado.

Já estão até tentando tirar o "In God We Trust" (Nós confiamos em em Deus) da célula do dólar, enfim, estão mexendo na fundação americana e a casa vai cair, afinal você até muda a casa de lugar, mas se tirar a fundação, a casa cai. Todos os códigos de ética, todas as constituições do planeta tem bases bíblicas.

Não se iludam! Ajudar os outros a terem um coração bom, não é nada mais do que sua obrigação. Sei que o fórum vai pegar fogo, não estou tentando “vender” minha religião, nem converter ninguém, mas é muito difícil para um cristão como eu, ser cristão.

Não temos a obrigação de sermos perfeitos em tudo o que fazemos. Somos diferentes? Sim. Aprendemos alguns valores que o mundo de hoje tem como ultrapassados. Membros, pastores e igrejas erram? Erram sim, mas o nosso foco é a palavra e não se apegar ao que os homens fazem.

Se todos nós surfistas, cristãos ou não, aprendermos um pouco mais e analisar-mos o que o “sistema” pretende com essa névoa anti-cristãos, tentando passar a imagem de que estamos tentando ou querendo comprar sua alma, aquela velha história de que ser crente é isso ou aquilo, tenho certeza que o outside ficará muito mais calmo.

Afinal, o que o mundo precisa agora é de respeito mútuo, amor ao próximo e umas direitas buraco de 6 a 8 pés.

Abraço a todos e fiquem com Deus!


.

Um comentário:

  1. OLÁ SOU MÃE E ESPOSA DE SURFISTAS QUE AINDA NÃO SÃO CRISTÃOS MAIS SERÃO EM NOME DE JESUS!! SOU MEMBRO DO BOLA DE NEVE DE CABO FRIO RJ E ACHEI MUITO LEGAL O QUE V ESCRVEU TRABALHO NA MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E BUSCO SEMPRE TESTEMUNHOS DE JOVENS DE DIVERSAS TRIBOS QUE INFLUENCIEM OS JOVENS A SE CONVERTEREM E QUANDO SENTIR VONTADE E UDER ME AJUDAR FICAREI GRATA! POIS O NOSSO DEVER É RESGATAR AS VIDAS PARA CRISTO!!
    ABÇOS E A PAZ DO SENHOR!!!

    ResponderExcluir