sábado, 14 de março de 2009

Guerreiros de Lembongan

Indonésia

Putu explora o canudo em Shipwreck


Robo esbanja técnica no tubo em Lacerations, Indonésia



Samia Carolina e a nova geração da ilha de Lembongan

Por Samia Carolina


A nova geração de surfistas da Ilha Lembongan, Indonésia, destrói as ondas com objetivo de construir um futuro melhor. O grande sonho dessa garotada é ser destaque no surf e, com patrocínios, poder ajudar a família.

Com a mesma coragem, essa galera encara os perigosos tubos dos rasos corais de Lacerations e a realidade do dia-a-dia.

Sempre com o sorriso no rosto, depois do período escolar, a tarde tem que ser administrada entre o surf e a responsabilidade do trabalho. Desde cedo, a maioria das crianças de Lembongan precisa ajudar os pais na plantação de algas marinhas.

O surf time de Lembongan conta com cerca de 10 surfistas de 11 a 16 anos de idade. O alto nível do surf dessa garotada é resultado de treino constante.

Todos os dias, sejam as condições para surf perfeitas ou péssimas, eles marcam presença no mar. Como se fossem todos irmãos, eles surfam sempre juntos para bons momentos de descontração. Incentivo e vibração com as manobras radicais e muitas gargalhadas com as vacas!

Grande exemplo do sonho que se tornou real é Iwayan Susiana, o Robo, de 19 anos. Hoje, com o patrocínio das empresas australianas Rhythm Surf Wear, Fox Wetsuit e DHD Surfboards, o surfista ajuda os pais que, já com idade avançada, não podem mais trabalhar

Há 5 anos Robo tem marcado presença no pódio dos campeonatos de surf da Indonésia. Atualmente o atleta está construindo a própria casa em Lembongan e sonha em mudar-se para Austrália.

Robo lembra como foi difícil iniciar no esporte. "Tinha 9 anos quando consegui uma prancha emprestada, mas todos meus amigos também queriam surfar. Depois da escola, mesmo sem comer, corria à praia para pegar a prancha antes que os outros chegassem. Um dia, quando cheguei, a prancha já estava sendo usada. Na areia, esperava por quase três horas, e com fome, comecei a chorar. Foi quando um turista, entendendo a situação, me deu uma prancha de presente. Nem acreditei e continuei a chorar, mas de alegria!!!"

A maior parte dos surfistas adultos de Lembongan teve que deixar o esporte por causa do trabalho. As principais atividades econômicas de Lenbongan são a plantação de algas marinhas e o turismo.

Para os trabalhadores das pousadas e restaurantes, o salário varia de R$ 60 a 160 por mês, para a jornada de 12 a 16 horas por dia. O trabalho pesado com algas marinhas é de sol a sol, e para toda família, das crianças até os idosos.

As algas são vendidas por cerca de 30 a 60 centavos o quilo. Muitas famílias sobrevivem com apenas 80 reais por mês, o suficiente apenas para comprar arroz. Aliás, arroz é a comida preferida dos indonésios, para todas as refeições!

A Ilha Lembongan tem menos de 10 quilômetros quadrados, com cerca de 3 mil habitantes e ondas de alto nível para o surf em três reef breaks: Lacerations, Playgrounds e Shipwreck.

De Bali para Lembongan são apenas 50 minutos de barco, partindo de Sanur. O clima em Lembongan se divide em estação seca e chuvosa. As melhores ondas rolam de maio a agosto, podendo entrar bons swells até outubro. Nessa época a Ilha fica cheia de turistas e o mar crowd, mas surfável. Vale a pena conferir!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário